
Mudar é preciso, mas é fácil?
Todas nós passamos por problemas durante a vida, problemas estes que são responsáveis pelo nosso crescimento interior. Sabemos que nossos erros são importantes para o aprendizado. Sabemos de muita coisa e em algumas auto avaliações durante a vida, chegamos a conclusão que precisamos mudar.
Nossos defeitos precisam virar qualidades, nossos vícios antigos desaparecerem e em momentos mais complicados, até os que nos cercam precisam ser podados.
Crescer dói, mudar é difícil, demorado, mas o resultado sempre é positivo. Lembro que em muitas das minhas meditações eu imaginava uma mulher gigantesca, a Justiça, que sem hesitar, com seu martelo gigante quebrava meus medos e meus defeitos em pequenos pedaços. Era uma forma fantasiosa de iniciar uma mudança interior, ajudava principalmente a reconhecer o que precisava ser mudado.
Reabilitação, tanto da alma quanto do corpo nunca é fácil. Usuários de drogas passam pela abstinência física, mas e quando nós queremos mudar algo íntimo, como por exemplo, um sentimento?Abstinência também, eu acredito. O que mais são nossos velhos hábitos e sentimentos negativos além de vícios que nos levam a dependência de algo que só nos faz mal? Nossos defeitos são nossas drogas secretas.
Se policiar não é fácil, aqui entram nossos amigos, familiares, nos empurrando pra frente e dando aquele bom puxão de orelha diante de uma escorregada. Eu poderia fazer uma lista de defeitos e sentimentos que quero mudar em mim, mentalmente ela está feita. Acredito que deixar de fazer, sentir, ou agir de alguma forma – já tão habitual – é sim um vício.
Muitas vezes mudamos por alguém. Sua namorada não gosta que você fume, você decide parar. Quando perguntam você responde que ela pediu para você parar e você “obedeceu”. Na realidade você decidiu parar por si mesma e o que ela fez foi simplesmente te apoiar. Precisamos de apoio e muito. Além do apoio precisamos de confiança, ninguém gosta de viver cercado de pessoas desconfiadas sobre sua capacidade de melhorar.
Por isso, se você já fez a sua avaliação interna, decidiu que precisa mudar os pontos negativos, ótimo! Primeiro passo já foi dado, primeiro e mais difícil. Agora, mãos a obra! Converse com as pessoas que te amam e exponha isso, com certeza irão apoiar você em cada um dos próximos passos. Não deixe em momento nenhum sua guarda baixar, lembre-se sempre que pensar em fraquejar nos problemas que você passou por conta deste vício/defeito/sentimento. Você já é uma vencedora. Agora pegue essa caixa velha e cheia de problemas, jogue fora e viva da melhor forma possível, em seu nome, não pelos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário