
Dicas para lhe ajudar a informar seus amigos sobre a sua sexualidade.
Não é nada fácil ter amigos queridos, perceber que suas amizades a cada dia se tornam mais importantes, especiais e ao mesmo tempo sentir muito medo de revelar quem você é. Viver em conflito não é nem um pouco prazeroso, ao notar que está diante do desejo avassalador de dizer a verdade e também do medo paralisante da rejeição.
O temor é intenso e parece dominador, uma vez que há o receio de perder tudo que já foi conquistado e não ser vista da maneira positiva como sempre foi e, descobrir que apesar de tantos sentimentos bons na amizade tudo pode ser destruído, o que, normalmente provoca muita angústia e incertezas.
Dentre outras, amizade é parceria, confiança, lealdade e troca. Com os amigos, é permitido compartilhar experiências, solicitar e oferecer ajuda, enfim, estabelecer relações afetivas que poderão acompanhar a pessoa por toda a vida. Se você parar para observar, há amizades que são mais duradouras do que muitos relacionamentos afetivos, várias paixões surgem e terminam, porém os amigos permanecem. Isto acontece quando são estabelecidos elos verdadeiros, sem máscaras ou medos.
A diferença entre amigos e conhecidos é que os amigos nos completam, estão disponíveis de verdade, já os conhecidos nos dão a falsa sensação de preenchimento, mas ali não há intimidade nenhuma e nada agregam, portanto não se iluda ao julgar erroneamente quem são seus verdadeiros amigos.
Perceber que ao revelar algo tão importante de sua vida é correr o risco de ter que deixar para trás rostos conhecidos, abraços garantidos, portas abertas, é natural que dê muito medo, porém é preciso observar que se você não tomar cuidado e elaborar dentro de você sua verdade, autoestima, orgulho de ser quem você é, tanto medo poderá alcançar magnitudes a ponto de paralisar.
Sendo assim, é preciso ter em mente que você não é a única, todas passam em algum momento de suas vidas, pelo medo e insegurança. Isto porque o medo é um sentimento natural de quem está vivo e tem função de alerta para proteger dos perigos e ameaças que podem provocar reações desagradáveis.
E é por tais motivos, que é importante buscar desenvolver sua coragem, a força racional capaz de ultrapassar qualquer medo. Saiba que o segredo não é perder totalmente o medo, mas enfrentar a situação apesar dele e não cair na cilada de adotar uma postura autodefensiva. É necssário usar sua sabedoria interna para transformar o medo em uma espécie de dínamo de motor para enfrentar o que for necessário.
Analise cuidadosamente se o momento é ideal e tenha certeza que você se aceita de verdade a fim de evitar, caso a reação não seja positiva, que a situação se transforme em algo arrasador. Se você ainda não está firme e não se aceita por completo, não terá forças suficientes para lidar com a rejeição, nem saberá como se posicionar diante dos questionamentos, comentários inconvenientes ou algo do tipo. É preciso ter certeza que você quer e a relação entre vocês pede que tal revelação seja feita.
Contar a todos, porém individualmente, pode não parecer muito prático, mas será o caminho mais prudente sendo que as energias concentradas e reações diversas do grupo, não serão suportáveis, acredite!
Quando a reação é negativa, é preciso ter em mente que ninguém é obrigado a aceitar ninguém, nem seus amigos, por mais que os ame, mas é preciso que haja respeito, caso contrário não há como continuar a amizade. Lembre-se que pessoas preconceituosas julgam-se melhores que as outras e muitas delas querem impor o que pensam e acreditam.
Se este for o caminho, é natural que lamente, mas perceba que às vezes na vida é preciso descobrir que é necessário excluir pessoas de seu contato, desfazer amizades que nada agregam e renovar.
Na vida, bem como nos relacionamentos, sejam eles quais forem há ciclos a serem vivenciados. Para isto é preciso estar atenta e saber quando uma etapa chega ao final, e saber que se insistir em permanecer nela mais que o tempo necessário, a alegria acaba, e você se aprisiona deixando de viver outras etapas que são necessárias para seu desenvolvimento pessoal. Não será positivo e nem saudável passar muito tempo lamentando e questionando os motivos de absurda rejeição, será somente desgaste que irá paralisar seu caminhar. Por este motivo é preciso entender que as coisas passam e o melhor que você tem a fazer é deixar que elas realmente possam ir embora, por mais doloroso que seja.
Previna-se
Infelizmente, nem todos tem a mente aberta para entender que independente de você ser homo, você continua sendo uma pessoa interessante, amiga, bacana, leal e companheira… Previna-se, pois até aqueles que são vistos como cultos, descolados e sem qualquer preconceito, poderão surpreender com sentimentos nada elegantes.
Se for o caso, respeite as limitações da pessoa e dê o tempo necessário para que ela entenda e se acostume com a idéia, porém respeite-se e não admita implorar ou forçar algo que ela simplesmente não quer. Você oferece uma amizade franca e verdadeira se ela não tem condições necessárias para aceitar de coração aberto, paciência!
Ser lésbica não é doença, não deve ser visto por você como algo vergonhoso, menor ou algo do tipo. Sendo assim, você não precisa e nem deve achar que é inferior porque não foi aceita.
Sentir medo de não conseguir enfrentar a rejeição, é normal, porém se você ao menos não tentar já fracassou porque quem não tenta não experimenta, não descobre e corre o risco de viver e morrer na incerteza sem saber se seria aceita ou não.
Portanto, cabeça erguida, afinal no mundo há inúmeras pessoas bacanas com as quais você poderá se relacionar e certamente será muito melhor do que insistir na mesma dor de tentar ser aceita por pessoas que apresentam tantas limitações.
Ás vezes se ganha e ás vezes se perde, não espere nada que o outro não possa dar, apenas entenda que isto também faz parte da vida!
Beijos a todas!
“Quero ter alguém com quem conversar, alguém que depois não use o que eu disse contra mim…” Renato Russo
Nenhum comentário:
Postar um comentário